Home Jogo Responsável Jogos de azar viciam tanto quanto cigarro, álcool e drogas, diz estudo
< Voltar

Jogos de azar viciam tanto quanto cigarro, álcool e drogas, diz estudo

25/02/2002

Compartilhe

Jogos de azar podem viciar tanto quanto o cigarro, o álcool ou as drogas, de acordo com uma pesquisa feita na Alemanha. Cientistas da Universidade de Bremen afirmam que suas descobertas mostram que alguns tipos de comportamento podem se tornar um vício psicológico.
Os pesquisadores recrutaram em um cassino dez adeptos de blackajack, um jogo de baralho, e, enquanto eles apostavam, mediram a variação de seus ritmos cardíacos e dos níveis do hormônio cortisol em suas salivas. Em ambos os casos, a variação era maior quando eles estavam jogando por dinheiro.
Euforia
O líder da pesquisa, Gerhard Meyer, diz que o estudo não é uma prova indiscutível de que o jogo vicia, mas aponta similaridades entre o comportamento de apostadores e viciados em substâncias químicas. Segundo Meyer, os jogadores afirmam que sentem um grau maior de euforia quando jogam por dinheiro, reação similar, segundo os cientistas, à que sentem os usuários de drogas ou álcool.
Essa sensação de euforia é resultado de um aumento do nível no cérebro das substâncias químicas conhecidas como dopamina e serotonina. Meyer diz que algumas teorias afirmam que substâncias presentes no álcool e nas drogas incentivam a uma maior liberação de dopamina.
“Quando as pessoas apostam, elas dizem sentir uma sensação de euforia resultante de um tipo de comportamento. O cortisol pode contribuir para essas alterações de humor”, afirma Meyer. Os resultados da pesquisa apareceram em artigo na publicação especializada British Biological Psychiatry.